Curtume Natural de Peles

by | Jan 4, 2020 | Ancestral Skills, Hide Tanning, Sheepskins

Curtume de Peles é trabalho sagrado

De uma pele prestes a se decompor, eu transformo-a em algo que pode viver novamente por muitos anos. Pode vestir-nos, proteger-nos do clima, manter-nos quentes, levar os nossos pertences, e muito mais. E é biodegradável. Verdadeiramente biodegradável. Não deixa rasto. E honra os nossos Antepassados.

Eu curto peles da forma ancestral. Sem químicos nem máquinas. Apenas gorduras, óleos e taninos naturais, ferramentas de chifre, osso, madeira e metal, e muito trabalho físico. A água não é poluída porque a Água é sagrada. É somente… MUITO trabalho 🙂 Mas vale tão a pena. Honrar os animais desta maneira, fazê-los viver novamente numa nova forma. Metamorfose.

curtume de peles natural

As peles com que trabalho são na maioria resgatadas antes de serem destruídas/enterradas, ou oferecidas a mim por pessoas que desejam honrar os seus animais desta forma. Todas as peles de ovelha até ao momento vieram de animais que viveram ao ar livre. Porém, isto não significa que não poderei vir a curtir peles de animais criados em produções intensivas. Odeio este tipo de produções, mas ainda assim honrarei qualquer pele de animal que se cruze no meu caminho.

O curtume de peles é uma prática ancestral. Amaciar peles de animais para fazer roupa é uma das artes humanas mais antigas à face da Terra, a qual existe desde o Paleolítico. Matar um animal e honrar cada parte implicava usar a carne, os órgãos, os ossos, os tendões e… claro, a pele. Era um modo de vida em que tudo era fornecido pela Natureza. Os meus Antepassados e a Comunidade Não-Humana são a minha principal inspiração para o meu trabalho.

Curtume Natural de Peles

Existem muitas maneiras de curtir uma pele naturalmente. Os dois métodos que utilizo são o Curtume com Gorduras (cérebros/ovos/óleos) e o Curtume Vegetal (com taninos da casca de árvores). Ambos são métodos 100% artesanais e livres de químicos.

Curtume com Gorduras

Neste método, o cérebro do animal, ovos, óleos, entre outros, podem ser utilizados para curtir a pele. O cérebro de um determinado animal é normalmente suficiente para curtir a sua própria pele, algo que acho fascinante. Quando curto peles de ovelha, o processo é o seguinte: depois da descarnagem, é adicionada à pele a solução que preparo com ovos e azeite, ou com o cérebro do animal. A solução permanece na pele durante várias horas, e pode ter que ser re-adicionada várias vezes. Quando pronta, começa então o processo de surrar a pele, o que significa trabalhá-la em todas as direcções até que a mesma se torne maleável e totalmente seca. O último passo é fumar a pele. O fumo irá preservá-la, bem como evitar que esta enrijeça caso apanhe água.

O método de Curtume com Gorduras é também utilizado para fazer “buckskin”, o qual é provavelmente o melhor material para fazer roupa que existe à face da Terra 🙂 Nas imagens em baixo, pode-se ver uma pequena bolsa que fiz com um pedaço de pele de rena curtida desta forma. É também possível curtir peles de peixe com este método!

Curtume Vegetal

No Curtume Vegetal, o pêlo é normalmente removido (dependendo do uso; doutra forma, o método é diferente do descrito) e a pele submersa numa solução de casca de árvore. A casca utilizada é rica em taninos, os quais irão curtir a pele naturalmente (de facto, a palavra em inglês “tanning”, ou seja “curtume”, tem a sua origem na palavra “tannin”, que significa tanino). Diferentes tipos de casca podem ser utilizadas, tais como a casca do Carvalho, do Salgueiro, do Vidoeiro, da Mimosa, do Abeto, entre muitas outras. A pele fica imersa durante várias semanas, por vezes até meses, dependendo da sua grossura e do efeito desejado. Quando a pele está finalmente curtida, esta é hidratada com um óleo natural e trabalhada até estar maleável e totalmente seca. O resultado final é um tipo de couro resistente, ideal para sapatos, cintos, casacos, malas e muito mais! A pele de peixe pode ser também ela curtida com este método 🙂

Porquê comprar peles curtidas artesanalmente, ao invés de peles curtidas industrialmente com crómio?

A maioria do couro industrial é curtido com recurso a crómio. Este couro é por norma muito barato e pode ser produzido muito depressa, já que o processo pode ser automatizado e terminado num dia. É possível encontrá-lo na maioria da roupa, assentos de carros, sofás e sapatos. Porém, vem com um custo elevado: a poluição dos cursos de água e a criação de problemas de saúde aos curtidores, bem como às populações humanas e não-humanas locais (em especial quando as águas residuais não são tratadas). Além disso, a pele curtida com crómio não é reciclável (a não ser que o crómio seja removido do couro) e não permite à nossa pele respirar tão bem como o couro curtido artesanalmente. Felizmente, existem ainda algumas fábricas que produzem couro industrial através do método de curtume vegetal. Se procura couro industrial, então apoie as empresas com um impacto ambiental mais reduzido.

peles de ovelha curtidas naturalmentePorém, para mim pessoalmente, não há nada que substitua o toque e o cheiro de uma pele curtida à mão e ao natural. Muitas vezes digo, meio a brincar, que elas são o melhor anti-depressivo no mundo eheh a verdade é que, cada vez que enterro a minha cara numa das peles de ovelha, ou cheiro uma das minhas malas curtidas com casca de árvore, sinto-me instantaneamente mais calma, feliz e relaxada. E, pessoalmente, sinto também esta ligação profunda a uma linha que recua milhares de anos, até a um povo que sabia o valor destas artes, pois as mesmas eram fundamentais nas suas vidas diárias. Por fim, a decisão de adquirir uma pele a um pequeno curtidor com boas éticas apoia o seu trabalho e, desta forma, ajuda que as artes Ancestrais não seja esquecidas! Elas são importantes para nós e para as gerações futuras. Grata! ^.^

Peles de Ovelha & a Artes do Couro

Na minha loja, ofereço peles de ovelha, bolsas de couro e outros artigos de pele. O meu objectivo é criar peças artesanais, belas e úteis, que honrem a Terra e os nossos Antepassados. Espero que fiquem desse lado, e não se esqueçam de visitar a minha loja online e de me seguir no Instagram para estarem a par das novidades mais recentes! ^.^

Visite a minha loja online e veja os meus produtos artesanais mais recentes!

You may also like…

How to make Black Mulberry Jam

A week or so ago, I went to visit a friend in the village. While talking about the idea of making blackberry jam, she...

0 Comments

Leave a Reply

Join my Newsletter

☾☼☽

Join my newsletter and receive freebies, exclusive information, learning opportunities and more! You can subscribe bellow: